Cabo Verde: V Reunião da Comissão Permanente Luso-Cabo-verdiana

Publicado em quinta-feira, 03 novembro 2016 09:23

Decorreu no dia 28 de outubro de 2016, na Cidade da Praia, a V Reunião da Comissão Permanente Luso-Cabo-verdiana - copresidida pelo Diretor Nacional dos Assuntos Políticos e de Cooperação de Cabo Verde, Manuel Ney Cardoso e pelo Diretor-Geral de Política Externa de Portugal, Embaixador Francisco Duarte Lopes. A reunião contou ainda com a presença de representantes de vários Ministérios e instituições responsáveis pelas diferentes áreas de cooperação existentes entre os dois países.

A par do relacionamento bilateral em matéria de Migrações e da evolução das relações económico-empresarias, estiveram em discussão questões relacionadas com a nova agenda de cooperação, nomeadamente no que respeita os setores da Educação, Saúde, Cultura e Ambiente.

A Comissão Permanente foi instituída pelo Tratado de Amizade e Cooperação entre Cabo Verde e Portugal celebrado em 2010 e tem a incumbência de analisar a implementação dos projetos de cooperação e de zelar pela intensificação da consulta e cooperação política entre Cabo Verde e Portugal sobre questões bilaterais e multilaterais de interesse comum.

Para além de passar em revista a cooperação entre os dois países e de delinear os novos projetos a inscrever no Programa Estratégico de Cooperação a desenvolver no quadriénio 2016/2020, esta reunião teve igualmente como fim a preparação da IV Cimeira Cabo Verde-Portugal, que terá lugar em Cabo Verde em data ainda a acordar.