Angola: Valorização do espaço através da arte no Namibe

Publicado em sexta-feira, 29 novembro 2013 11:32

Alunos, professores e moradores do Namibe terminaram um projeto extraescolar de pintura mural iniciado em agosto de 2013 numa rua do centro daquela cidade angolana, no âmbito do programa Saber Mais, apoiado pelo Camões, IP.

Durante oito sábados, a comunidade juntou-se para pintar um mural numa iniciativa dinamizada por docentes do curso do 1º ciclo de Educação Visual e Plástica do programa Saber Mais (Programa de Apoio ao Reforço do Ensino Secundário em Angola).

A pintura mural pretendeu sensibilizar todos os envolvidos para a preservação e valorização de um espaço comum, através da arte e da comunicação. Esta atividade contou o apoio de uma empresa local de construção civil que, para além de ter reabilitado o espaço, contribui com tintas, pincéis e transporte.

Aprovado em 2009, no âmbito do Fundo da Língua Portuguesa, e desenvolvido numa parceria da Cooperação Portuguesa com o Ministério da Educação de Angola, o Programa “Saber Mais” atua na área da formação de formadores e de professores do 2º ciclo do Ensino Secundário daquele país.

No Namibe desde 2009, a equipa do Saber Mais conta atualmente com dez elementos – uma coordenadora científico-pedagógica e nove docentes, de seis áreas disciplinares diferentes.