Itália: Distinguidos com Prémio Europa - David Mourão Ferreira

Publicado em segunda-feira, 14 janeiro 2013 18:17

Vasco Graça Moura, Camané, Daniel Jonas e Miguel Gomes são as personalidades distinguidas pelo Prémio Europa - David Mourão-Ferreira, edições de 2010 e 2012, nas duas categorias que o compõem: Mito e Promessa. Este galardão é atribuído pelo Centro Studi Lusofoni - Cátedra David Mourão-Ferreira da Universidade de Bari 'Aldo Moro' e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Na categoria Mito, que visa galardoar a carreira de uma personalidade eminente da cultura lusófona que se tenha distinguido no campo das letras e das artes, os premiados são Vasco Graça Moura e Camané.

Na categoria Promessa, que premeia obras de uma personalidade emergente no campo artístico, os distinguidos são Daniel Jonas e Miguel Gomes.

Em edições anteriores o mesmo Prémio consagrou Manoel de Oliveira e Frederico Lourenço, Mário Soares e Jacinto Lucas Pires, tendo o júri sido presidido por Eduardo Lourenço e composto por Luciana Stegagno Picchio, Maria José de Lancastre, Antonio Tabucchi, Richard Zenith e Fernanda Toriello, promotora e organizadora do Prémio e responsável pela Cátedra David Mourão-Ferreira.

Esta distinção tem o patrocínio e o apoio da Câmara Municipal de Bari, da Regione Puglia, da Fondazione Cassa di Risparmio di Puglia, das Embaixadas do Brasil e de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente e da TAP, envolvendo várias entidades nacionais e estrangeiras.

A cerimónia de entrega do Prémio Europa – David Mourão-Ferreira 2010-2012 terá lugar na Aula Magna da Universidade de Bari 'Aldo Moro', em 2 de maio próximo.