Luxemburgo: Vasco Graça Moura participa na quinta edição da “Primavera dos Poetas”

Publicado em quinta-feira, 19 abril 2012 10:06

O festival luxemburguês “A Primavera dos Poetas”, realizado em parceria com embaixadas e institutos culturais do Luxemburgo, festeja o quinto aniversário a 20, 21 e 22 de Abril. Esta quinta edição, que decorre sob o tema da infância e da transmissão, tem como convidados especiais os poetas do mediterrâneo, que vão debater a poesia sob o tema A Primavera das Primaveras.

Este ano, estão convidados os poetas Habib Tengour (Argélia), Falkner (Áustria), Alex Susanna (Catalunha), Claude Ber (França), Saskia de Jong (Holanda), Amir Or (Israel), Stefano Benni (Itália), Marwan Makhoul (Palestina), Grazyna Wojcieszko (Polónia), Vasco Graça Moura (Portugal), Maram al-Masri (Síria), Jean-Pierre Vallotton (Suiça) e Abdelwahab Meddeb (Tunísia).

No dia 20 de abril, o programa desenvolver-se-á nas escolas num trabalho estreito com alunos e professores de que faz parte um concurso de poesia para jovens. À noite realiza-se a abertura oficial do festival na Kulturfabrik, com um espetáculo de canto.

No dia 21 de abril realiza-se na abadia de Neumünster, a partir das 16:00, uma sessão pública de encontros com poetas, alguns particularmente dirigidos a jovens.

No dia 22 de abril toda a ação se concentra na galeria Simoncini, em que se descobrirão as ligações seculares entre poetas e escritores.

À margem da 5 ª Primavera vários outros encontros se efetuam, em particular, a exposição "Exchange", na galeria Simoncini, que pretende (re) descobrir os laços entre poetas e escritores ao longo dos anos.

A “Primavera dos Poetas” desenvolve-se em 3 palcos. A Kulturfabrik, em Esch/Alzette, o Centro Cultural de Encontro Abadia de Neumünster e a galeria Simoncini.