Vencedores do Programa de Intercâmbio Artístico em Dança Lisboa-Mindelo

Publicado em segunda-feira, 29 agosto 2022 15:29

Catarina Rosa e Gilson da Costa são os vencedores do Programa de Intercâmbio Artístico em Dança Lisboa-Mindelo. O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciaram os vencedores da edição de 2022 do programa, que estarão em residência, de 1 a 31 de outubro de 2022, no Mindelo (Cabo Verde) e em Lisboa (Portugal).

O júri - constituído por Cláudia Sampaio (Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, convidada), Neuza Polido (Camões, I.P.) e Susana Dias (CML) - decidiu por unanimidade selecionar as propostas de trabalho dos bailarinos e coreógrafos Catarina Rosa e Gilson da Costa, considerando que, no universo das candidaturas admitidas, são as que melhor se enquadram na lógica do presente programa de intercâmbio artístico. Foi também destacado pelo júri o impacto e benefícios destas residências, e também dos encontros e experiências que proporcionam aos candidatos vencedores, no desenvolvimento do seu percurso artístico.

Criado ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado entre a CML e o Camões, I.P., o programa de incentivo à criação artística e de aposta na internacionalização da cultura destina-se a coreógrafos e/ou bailarinos de nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana em início de carreira, e que pretendam desenvolver um projeto de criação artística na área da Dança.

 

Sobre os vencedores:

Catarina Rosa estará em residência na cidade do Mindelo, de 1 a 31 de outubro de 2022.

Bailarina e professora de dança desde 2012, apresenta-se como Kenzi, o seu nome artístico. Professora experience de Fusion Belly Dance e exploração de movimento e improvisação em dança, dá aulas regulares em Portugal e Dinamarca e leciona workshops na Europa, Índia e Japão. Coreógrafa e intérprete de solos por toda a Europa, é membro fundador da companhia Orchidaceae, sob direção artística de Piny (Anaísa Lopes), desde 2012. Intérprete em peças de grupo em eventos de dança e festivais de verão, como Paralelo, Boom Festival, Andanças, Rock in Rio, NOS Alive. Co-coreógrafa para Orchidaceae e no Orchidaceae Dance Intensive. É co-criadora do projeto The Cave e mentora do projeto Evolve, curso online sobre movimento e biologia.

Gilson da Costa estará em residência em Lisboa, de 1 a 31 de outubro de 2022.

Bailarino e intérprete. Participou como bailarino no projeto de dança tradicional Badju Kabu Kaba. Foi intérprete e cocriador da peça “Expreson é Movimentu” e “Ekilibriu”. Fez direção de palco na estreia da peça solo “Izulamentu 20”. Tem formação profissional através da participação no Laboratório intensivo de pesquisa de movimento e técnicas de dança tradicional e contemporânea, com o coreógrafo Nuno Barreto e no Laboratório de pesquisa e investigação para a criação do solo “Metamorfozi”. Frequentou o workshop de dança contemporânea “Expreson & Movimentu” 1.ª e 2.ª edição; workshop de dança clássica e dança flamengo com a bailarina espanhola Ana Maria e workshop de técnicas de dança tradicional com a bailarina Bety, elemento da Companhia de Dança Raiz de Polon, no âmbito da Semana de Juventude. Participou nos Ensaios abertos no estúdio de dança da Companhia de Dança Raiz de Polon com a peça, em criação: “Metamorfozi”. Como organizador e apresentador, fez parte durante 5 anos, do programa Educativo-cultural Tereru di Amizadi, na Universidade de Cabo Verde.

 

Fotos: Catarina Rosa por © Zak Zermati ; Gilson Costa por © Nuno Barreto