Venezuela: I Encontro Virtual de Escritores Lusófonos ligará a Venezuela ao património literário em português

Publicado em quarta-feira, 09 dezembro 2020 15:25

O I Encontro Virtual de Escritores Lusófonos na Venezuela reunirá sete escritores e intelectuais contemporâneos com o público venezuelano e o resto do mundo. Esta é uma oportunidade para conhecer o património literário escrito em língua portuguesa que existe em vários continentes e que une diferentes culturas numa mesma expressão linguística.

Este evento decorre entre 8 e 12 de dezembro de 2020 através de  diferentes canais digitais, com a organização da Embaixada de Portugal na Venezuela, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Coordenação de Ensino Português na Venezuela (CEPE-Venezuela), e conta com o apoio do Instituto Português de Cultura, a Caixa Geral de Depósitos, o Correio da Venezuela e a fundação ¨Coração em Malaca¨.

O poeta Fernando Pessoa, um dos mais importantes da Europa no século XX, será homenageado neste primeiro encontro que propõe, em parte, explorar a obra e a figura do poeta, mas também de cartas, contos e ensaios e obras de teatro que vieram à luz por meio das seus conhecidos heterónimos.

 Este primeiro encontro de escritores lusófonos também pretende difundir o trabalho de autores de diferentes países e contextos culturais que utilizam o português como língua de expressão. Desde "Malaca (Malásia), passando por Macau (China), África, Brasil e Portugal, há escritores que prestam homenagem à língua portuguesa nas suas produções, convertendo-se em verdadeiros promotores do nosso idioma no mundo", explica o Embaixador de Portugal na Venezuela, Carlos de Sousa Amaro.

O diplomata recorda ainda que "a odisseia dos portugueses pelo mundo, iniciada no século XV, criou um primeiro ensaio do mundo globalizado, onde a língua portuguesa jogou um papel protagonista como veículo civilizador, nos cinco continentes. Hoje, estes países e territórios, com os quais Portugal mantém uma relação muito próxima, sólida e fraterna estão unido por laços inquebrantáveis em diferentes âmbitos, como a cultura e a economia".

A programação do encontro abordará conversas virtuais com destacados escritores e intelectuais de diferentes partes do planeta, os quais falarão das suas obras e de temas da atualidade das letras em português. Estas entrevistas serão moderadas por Rainer Sousa, Coordenador de Ensino Português no país.

Para o académico, o encontro ajudará a constatar que "a língua portuguesa foi reinventada, adaptando-se a climas diferentes ao de Portugal, sendo também adotado por pessoas de culturas muito variadas. Mas o mais curioso de todo este fenómeno é poder ver como o português pode exprimir realidades e situações tão diferentes, vividas por seres humanos que, falando o mesmo idioma, trazem contributos ato únicos, tão singulares ao rico património da nossa língua". 

Pode encontrar informações detalhadas sobre este evento aqui.