Austrália: VI Aniversário da Consagração do Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO

Publicado em terça-feira, 28 novembro 2017 15:03

Nos passados dias 24 e 25 de novembro de 2017, comemorou-se o VI Aniversário da Consagração do Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO – uma iniciativa conjunta do Consulado-Geral de Portugal em Sidney, Camões, I.P., Fado in Australia (um grupo de artistas portugueses que promovem o Fado na Austrália) e Palácio Petersham.

O evento teve lugar no restaurante português Palácio Petersham e consistiu num espetáculo de fados (com a participação de 8 artistas portugueses residentes na Austrália), acompanhado por um jantar com comida típica portuguesa, complementado pela exibição de um filme sobre a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade e pela exposição “História do Fado”, composta por 20 cartazes, com texto e imagens que permitem criar uma narrativa histórica sobre esta expressão artística.

Com o evento pretendeu-se reunir a comunidade e os seus artistas, para celebrar aquele acontecimento histórico e cantar os seus poetas, prestando homenagem aos nossos fadistas.

O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, tendo esgotado a sua capacidade em ambos os dias, totalizando mais de 200 participantes.