Cabo Verde: VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Publicado em quarta-feira, 03 fevereiro 2016 13:49

O VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa teve lugar na capital de Cabo Verde de 31 de janeiro até 3 de fevereiro de 2016. Esta iniciativa, organizada pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em colaboração com a Câmara da Cidade da Praia foi apoiada pelo Camões, I.P. e congregou cerca de 30 escritores consagrados e novos autores de língua portuguesa.

Foi na diáspora, insularidade e poesia que se centraram os debates dos vários painéis como “A Literatura e a Diáspora”, "A Literatura e a Insularidade") e a "Poesia e a Música".

Marcaram presença os escritores Ana Paula Tavares e José Luís Mendonça (Angola); João Paulo Cuenca (Brasil); Ondina Ferreira, Abraão Vicente, Germano Almeida, Vera Duarte, João Lopes Filho, e Arménio Vieira (Cabo Verde); Ricardo Pinto e Yao Jingming (Macau); e Luís Patraquim (Moçambique).

De Portugal, participaram os escritores João de Melo, José Fanha, José Luís Peixoto, Miguel Real, José Medeiros e Nuno Rebocho; Goretti Pina, de São Tomé e Príncipe; e Luís Cardoso (Takas), de Timor-Leste.

Foi igualmente anunciado o Prémio Literário UCCLA, Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, que conta já com mais de 130 participações de jovens escritores de "Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde ou de pessoas que residem no Canadá e em Espanha".

O concurso recebe trabalhos até 31 de março e é uma parceria com a editora A Bela e o Monstro. Entre os membros do júri contam-se Germano Almeida ou Isabel Pires de Lima.

À margem dos debates, decorreram atividades paralelas como a inauguração da exposição itinerante Casa dos Estudantes do Império - 1944/1965; Farol da Liberdade e uma visita ao antigo campo de concentração do Tarrafal.

As primeiras quatro edições dessa iniciativa foram realizadas na cidade de Natal, no Brasil, e a quinta edição na cidade de Luanda, em Angola.