VI Festival de Poesia de Lisboa - “Itinerários das poetas do agora”, com Heloísa Buarque de Hollanda, Judite Canha Fernandes e Énia Lipanga

Publicado em segunda-feira, 13 setembro 2021 12:00

A 6.ª edição do Festival de Poesia de Lisboa decorre em formato virtual, de 12 a 18 de setembro de 2021.

Mia Couto é o escritor homenageado desta edição que tem como tema “Terra: uma poética de nós”.  A diretora do Festival, Jannini Rosa, justifica a escolha do autor: “Por sua obra, que dialoga com a relação do homem com a terra, tanto do ponto de vista histórico como biológico, sua contribuição para a literatura africana de língua portuguesa e nossa necessidade de conhecer e debater a obra de um autor de outro país lusófono - que não seja Brasil ou Portugal. Além da premissa de sempre homenagear um autor vivo, possibilitando ao público uma experiência única de troca e conhecimento”.

No dia 15 de setembro de 2021, em parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília (CCP), terá lugar a mesa "Itinerários das poetas do agora", com Heloisa Buarque de Hollanda (Brasil), Judite Canha Fernandes (Portugal) e Enia Lipanga (Moçambique), que será retransmitida pelo canal YouTube do Camões – CCP em Brasília.

O escritor moçambicano participará na sessão de encerramento, no dia 18 de setembro de 2021, às 19h00 (hora de Portugal), que será retransmitida pelo Facebook do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Nesta edição, serão realizadas 9 mesas, 6 saraus, 3 oficinas e 3 espetáculos poéticos. Está ainda prevista a publicação de um livro de poesia com lançamento na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP de 2022).

O Festival de Poesia de Lisboa é uma iniciativa sem fins lucrativos criada em 2016, que tem como principal objetivo a valorização da Língua Portuguesa e o incentivo à leitura.