VI Semana Cultural da CPLP

Publicado em sexta-feira, 03 maio 2013 18:41

A VI Semana Cultural da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) decorre até 10 de junho de 2013 com uma programação dedicada às diversas vertentes da expressão cultural características dos povos que a integram: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Tendo como pano de fundo Lisboa, uma cidade que representa a diversidade dos povos que integram a Comunidade, a agenda inclui a IV Bienal de Culturas Lusófonas, de 3 a 18 de maio no Teatro da Malaposta, uma iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas que inclui encontros de escritores, debates e exposições.

No Pátio da Galé, a 4 de maio pelas 21h00, realiza-se um espetáculo musical para jovens, com atuações de Bena Lobo, Bonga, Boss AC, Dino d'Santiago, Elisa Rodrigues, Filipe Mukenga, Gapa, Karyna Gomes, Kay Limak, Micas Cabral, NBC, Orlanda Guilande, Quinteto Luso-Baião e Selma Uamusse. Após o concerto, a festa continua noite dentro com Dj Set.

No dia 7 de maio, na sede da CPLP (Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede, ao Caldas), tem lugar o Colóquio sobre “Direito Constitucional de Língua Portuguesa”, das 09:30 às 17:00, sendo este encontro seguido do lançamento do livro “Direito Constitucional de Língua Portuguesa – Caminhos de um Constitucionalismo Singular”.

Também na sede da CPLP, a 29 de maio, tem início pelas 09:00 um Colóquio sobre “Circulação de Bens Culturais e Mobilidade de Criadores”. No dia seguinte, também pelas 09:00, realiza-se uma mesa-redonda sobre “Proteção dos Direitos de Autor na CPLP”.

À semelhança do que aconteceu em 2012, a CPLP marcará presença na 83ª Feira do Livro de Lisboa, que acontece de 23 de maio a 10 de junho, com um pavilhão próprio que acolherá lançamentos de livros e sessões de autógrafos, funcionando como um espaço de contacto entre os autores da CPLP e o público.

Além de Portugal, outros países que integram a CPLP também tem agendadas ações diversas alusivas à celebração desta VI Semana Cultural e do Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio. Em Lisboa (sede da CPLP) decorre a 6 de maio uma sessão solene, a partir das 18:00, estando o discurso de abertura a cargo do Secretário Executivo da Comunidade, Murade Murargy.

Esta data é oficialmente assinalada na sequência da Resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, de 2 de julho de 2009. A instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP tem em vista “a sua afirmação crescente nos Estados-membros e na comunidade internacional".