Vídeo de promoção da ação de criação de uma minifloresta no contexto do projeto “1Planet4All” da ONGD VIDA

Publicado em terça-feira, 27 abril 2021 12:59

No âmbito do projeto europeu de Educação para o Desenvolvimento “1Planet4All”, implementado em Portugal pela ONGD VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, em parceria com a FCiências.ID – Associação para Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e Aprofgeo – Associação de Professores de Geografia, o qual conta com o cofinanciamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., foi levada a cabo no passado dia 5 de março de 2021, uma ação de plantação de uma minifloresta no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

O projeto, que se encontra a decorrer até 31 de janeiro de 2023, tem por objetivo promover a consciencialização e o entendimento crítico dos jovens europeus em relação às alterações climáticas enquanto ameaça, ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A criação da minifloresta, além de pretender envolver os jovens numa ação local concreta que contribua para a mitigação das alterações climáticas, visa dar a conhecer um modelo inspirador para novos espaços urbanos que sejam exemplos de ação climática e de promoção da biodiversidade urbana. Pretende ainda que possa servir como caso de estudo para alunos e equipas de investigação, permitindo aliar a teoria à prática.

Para a plantação da minifloresta foi seguido o método de florestação do botânico japonês Miyawaki (permite crescer até 5x mais rápido em comparação com os esquemas tradicionais de monocultura de árvores; absorver 450-600 kg de carbono; processar 30 000 litros de chuva; melhorar a qualidade do ar; redução de ruído até 30x mais em comparação com os esquemas de plantio tradicionais; entre outras vantagens).

Foi produzido um vídeo, com música do projeto musical TOMA, para comunicação da ação do projeto, o qual poderá ser visionado aqui.

Reportagem da Sic Notícias sobre a iniciativa FCULresta: https://www.youtube.com/watch?v=rdByVJuCmcQ