Vietname: Conferência Internacional em Ensino do Português como Língua Estrangeira, em Hanói

Publicado em quinta-feira, 21 novembro 2019 15:53

Entre 31 de outubro e 1 de novembro de 2019, o Camões - Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Hanói foi o anfitrião de um seminário internacional que pretendeu congregar especialistas em Português Língua Estrangeira (PLE) a lecionar em pontos do globo bastante distintos.

O objetivo foi reunir e partilhar saberes e experiências em contextos de atuação letiva bem díspares, para daí tirar novas ilações e futuras ideias e caminhos para a evolução do ensino de PLE no mundo.

A conferência contou com a presença de Carla Ferreira, da Universidade de Coimbra, Paulo Faria, da Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL), acompanhado por Fernanda Sarmento, da mesma universidade, João Paulo Pereira, da Universidade de São José, em Macau, e ainda dos leitores do Departamento de Português da Universidade de Hanói: Pamela Andrade, do Brasil, e Pedro Sebastião, ao serviço do Camões, I.P.

Para além de professores e alunos, estiveram presentes os Embaixadores dos países lusófonos presentes em Hanói, com uma audiência que rondou as 60 pessoas.

Esta iniciativa teve o apoio do Camões, I.P., da Fundação Oriente e da UNTL, que suportaram os custos de deslocação dos docentes de Timor.

Este evento foi ainda integrado nas comemorações do 15.º aniversário do Departamento de Português da Universidade de Hanói, responsável pela organização desta mini semana cultural, e que contou também com a exibição de dois filmes documentário produzidos pela CPLP (Djambo, de Moçambique e Por parte de pai, do Brasil), oferecidos pela Embaixada do Brasil em Hanói, e com um serão de variedades protagonizado pelos alunos do departamento e intitulado Ecos da Lusofonia.