Visita a escola da Beira afetada pelo ciclone Idai

Publicado em quarta-feira, 11 setembro 2019 11:10

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, por ocasião da sua deslocação à Beira, visitou ontem, dia 10 de Setembro de 2019, a Escola Primária Manga Mascarenhas, no Bairro da Manga, cujas salas de aula foram fortemente danificadas pela passagem do ciclone Idai, no passado mês de março.

Acompanhado da Diretora da Escola, o Vice-Presidente pode verificar os danos elevados nas infraestruturas que condicionam o normal funcionamento das aulas dos cerca de 1.200 alunos inscritos, contando a sua recuperação, que se encontra na fase de arranque, com o apoio do Camões, I.P. no montante de 115 mil euros, atribuído no quadro do Instrumento de Resposta Rápida de resposta ao ciclone.

O projeto "Somos Moçambique" está a ser implementado em parceria por um consórcio de ONGD (FEC, FGS e VIDA) e prevê, para além da recuperação desta escola, a aquisição de equipamento escolar para outro estabelecimento do mesmo bairro.

2. Noutro momento da visita, o Vice-Presidente teve oportunidade de se reunir com investigadores do Centro de Investigação Santo Agostinho (CISA) da Universidade Católica de Moçambique, parceiros implementadores da Fundação Gonçalo da Silveira no projeto "Semear e cuidar: impulso aos desenvolvimento das comunidades de Nhangau" (na Província de Sofala), cofinanciado pelo Camões, I.P.,  para balanço dos resultados alcançados no setor do desenvolvimento rural e impactos na produção agrícola dos membros das associações de produtores da região.

30974 2