Moçambique: Visita à Reitoria da Universidade Eduardo Mondlane e Faculdade de Direito

Publicado em quarta-feira, 08 novembro 2017 15:31

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, visitou no dia 7 de novembro, a Reitoria da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde manteve um encontro com o Magnifico Reitor Orlando Quilambo. Participaram também nesta reunião a Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva e o Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Embaixador Luís Faro Ramos.

Durante o encontro as partes passaram em revista alguns dos principais projetos desenvolvidos em conjunto com a Cooperação Portuguesa, como seja o apoio à Faculdade de Direito da UEM, abordaram os desafios com que a instituição se depara e discutiram novas oportunidades de colaboração.

De seguida, a Secretária de Estado e sua delegação, visitaram a Faculdade de Direito da UEM, onde foram recebidas pelo Diretor de Cooperação da UEM, Guilherme Júnior e pela Chefe de Departamento de Ciências Jurídicas, Elysa Vieira. No encontro realizado houve oportunidade de passar em revista a colaboração que tem existido entre esta Faculdade e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), com financiamento da Cooperação Portuguesa, e que teve início há 27 anos.

O projeto atualmente em execução assenta no fortalecimento dos níveis de formação em Direito, incluindo Doutoramento, Mestrado, Pós-Graduação (Pólo de Maputo) e Licenciatura (Pólo da Beira), através da capacitação de um corpo docente que possa assumir as responsabilidades científicas e pedagógicas na faculdade, na formação de Mestres e especialistas pós-graduados em Direito e na lecionação e assessoria na Licenciatura em Direito, assegurada por docentes da FDUL.

Estes encontros tiveram lugar no âmbito da visita de três dias a Moçambique da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, na qual foi celebrada com as autoridades moçambicanas a assinatura do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) entre Portugal e Moçambique para o período 2017-2021.