Visita da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação à Colômbia

Publicado em quarta-feira, 14 março 2018 18:51

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, iniciou ontem, dia 13 de março de 2018, a agenda oficial da sua visita à Colômbia. Da parte da manhã visitou as sedes das empresas Mota Engil e Teixeira Duarte onde se reuniu com os seus responsáveis locais e pode conhecer a posição atual destas empresas no mercado colombiano.

Da parte da tarde, acompanhada pela Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria e pelo Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, começou por reunir-se com a vice-ministra do Turismo colombiano, Sandra Howard Taylor, fazendo um ponto de situação sobre o protocolo de cooperação para a formação em Turismo. Na reunião, que tinha por objetivo discutir a operacionalização do protocolo assinado em Lisboa, foram discutidas várias possíveis formas de cooperar entre os dois países neste domínio nomeadamente assistência técnica, intercâmbio de especialistas e experiências, formação de formadores, e possíveis programa de bolsas de estudo.

Ainda ontem, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação encontrou-se com a Vice-ministra de Relaciones Exteriores da Colômbia, Patti Londoño, abordando, entre outros temas, a operacionalização do protocolo na área de turismo e a formação do novo Conselho Estratégico Portugal-Colômbia, áreas de cooperação formalizadas ente os dois países em Lisboa, aquando da visita do Presidente Santos em novembro de 2017. O Conselho Estratégico criado tem como objetivo identificar setores e temas a aprofundar na cooperação entre os dois países e será formado por personalidades ilustres do mundo empresarial, educativo, ciência e tecnologia e cultura, procurando sempre aprofundar as relações bilaterais. Foram ainda discutidas possíveis novas áreas de cooperação entre dois países e temas multilaterais.

A agenda do dia terminou com um jantar onde se reuniram os representantes das principais Organizações e Entidades Financeiras Internacionais presentes na Colômbia.