Vietname: Visita da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação à Universidade de Hanói

Publicado em quarta-feira, 29 novembro 2017 14:54

No dia 22 de novembro de 2017, o Reitor da Universidade de Hanói, Professor Nguyen Dinh Luan, recebeu a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal.

Teresa Ribeiro deu valor aos esforços realizados pela Universidade durante os anos anteriores e afirmou que o Governo Português irá procurar aumentar a oferta de bolsas de estudo para professores e estudantes de língua portuguesa, para que tenham a possibilidade de se deslocarem a Portugal, especialmente, para cursos de curto prazo (de 3 a 6 meses). Afirmou ainda que num futuro próximo, os aprendentes de língua portuguesa terão mais oportunidades de trabalho, já que o Português se encontra em franca expansão, veiculando-se em muitos fóruns de extrema relevância a nível mundial.

A governante visitou depois o Camões – Centro de Língua Portuguesa, onde manteve uma conversa com professores e alunos do departamento. Teresa Ribeiro quis ficar a conhecer as ambições dos estudantes. De um modo geral, todos manifestaram o desejo do Governo Português poder apoiar os estudantes vietnamitas, através do incremento de bolsas de estudo, do reforço na cooperação entre os dois países e da criação de uma Embaixada de Portugal no Vietname, entre outros aspetos.

Estiveram presentes o Embaixador de Portugal na Tailândia e o Cônsul-Honorário de Portugal no Vietname. Da parte da Universidade de Hanói, a receção contou com a presença dos representantes do Gabinete de Cooperação Internacional, do Gabinete de Gestão e Formação, bem como da diretora do Departamento de Português e do Coordenador do Camões – Centro de Língua Portuguesa.