Visita de editores alemães à Feira do Livro de Lisboa

Publicado em terça-feira, 29 maio 2018 18:42

Começou a 25 de maio, e decorre até 13 de junho, a 88.ª edição da Feira do Livro de Lisboa,  organizada pela APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que, à semelhança de anos anteriores, terá lugar no Parque Eduardo VII.

Pelo terceiro ano consecutivo, numa iniciativa que contou com o apoio e organização da AICEP e da Embaixada de Portugal em Berlim, em parceria com a APEL e a DGLAB, representantes de editoras alemãs visitam, de 28 de maio a 13 de junho de 2018, a Feira do Livro de Lisboa, numa estratégia de divulgação da literatura e promoção da tradução de autores de língua portuguesa em territórios de língua alemã. Na edição de 2018 da Feira do Livro de Lisboa está prevista a visita de  representantes das editoras C.H. Beck (Martin Hielscher) e S. Fischer (Teresa Pütz).

As duas editoras têm  vindo a publicar autores de língua portuguesa como Fernando Pessoa, Carla Maia de Almeida e Jorge Amado, entre outros. Alguns nomes maiores da literatura clássica moderna foram editados pela S. Fischer que, desde 1904, se dedica a publicação de textos dramáticos e distribui, hoje, textos, guiões e audio books. A partir de 2009 passou também a publicar também e-books.

Para além da visita ao espaço da 88.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, o programa dos dois representantes das editoras C.H.Beck e S. Fischer inclui, ainda,  encontros institucionais com representantes do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, da AICEP, uma visita à Torre do Tombo, bem como reuniões nas editoras Leya e Caminho. Estão ainda agendados encontros com representantes de outras editoras, como a Tinta da China, a Relógio D’Água e a  Bookoffice.