Visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação a São Tomé e Príncipe

Publicado em quinta-feira, 23 dezembro 2021 10:30

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (SENEC), Francisco André, deslocou-se a São Tomé e Príncipe, integrado na comitiva oficial do Primeiro-Ministro, António Costa, que esteve no país, a 19 de dezembro de 2021.

 

Durante a sua estada, o SENEC teve oportunidade de visitar o Projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá, na cidade de Neves, financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), e implementado pela Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Na visita, acompanhada pela Irmã Lúcia Cândido, foi possível visitar os vários equipamentos sociais criados no âmbito do projeto, nomeadamente a Escola Nossa Senhora das Neves, o Centro Social Irmã Clara, o Lar de Idosos de São Francisco, o jardim de infância “Pimpolho” e a creche “O Ninho”, que apoiam diariamente cerca de 2.500 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, criando mais de 200 postos de trabalho.

Francisco André visitou ainda o Lar de Idosos Dona Simôa Godinho, igualmente financiado pela Cooperação Portuguesa, através do MTSSS, e gerido pela Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe (SCMSTP), no qual são acolhidos em regime de internato 91 idosos em situação económica e social vulnerável. A visita foi acompanhada pelo Provedor da SCMSTP, Acácio Elba Bonfim, pela Diretora da Cooperação, Aida Beirão, e pela Diretora do Lar, Elsa Costa.

A visita contemplou ainda um encontro de cortesia do SENEC com a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Edite Ten Jua, que, entre outros temas, permitiu abordar a operacionalização do Programa Estratégico de Cooperação Portugal-São Tomé e Príncipe para o período 2021-2025, assinado em Lisboa, no dia 3 de dezembro de 2021.

A concluir a visita, foi assinado entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e a Associação Marquês de Valle Flor (AMVF), um Protocolo de Parceria relativo ao projeto “Saúde para Todos – reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe”, tendo sido signatários o Secretário de Estado, Francisco André, o Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Edgar Neves, e o Administrador Executivo da AMFV, Ahmed Zaky.

 32838

32838 2