Visita do Vice-Presidente do Camões, I.P. a Moçambique - Ilha de Moçambique

Publicado em terça-feira, 21 fevereiro 2017 17:46

O Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, e o Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, deslocaram-se no dia 8 de Fevereiro de 2017 à Ilha de Moçambique, Nampula, com o objetivo de contactar no terreno com as diferentes ações em curso no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa naquele distrito, bem como interagir com as autoridades locais e parceiros moçambicanos e nacionais do projeto.

Durante esta visita tiveram um encontro com o Administrador do distrito, com quem analisaram as diferentes atividades que estão a ser realizadas com apoio da Cooperação Portuguesa, nomeadamente na área da educação. Estiveram igualmente reunidos com a equipa de vereadores do Conselho Municipal que são parceiros nas componentes de apoio institucional e desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique e na promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar e primário. Neste encontro foram discutidas as recentes intervenções na área do urbanismo e saneamento, bem como a abertura das novas escolas comunitárias.

O Vice-presidente e o Conselheiro para a Cooperação visitaram também a Biblioteca distrital, onde decorriam atividades no âmbito do livro e da biblioteca, apoiadas pela UCCLA, e também o Centro Infantil da Ilha de Moçambique, onde o parceiro nacional é a ONGD Helpo, e que é atualmente frequentado por 140 crianças.

Ainda nesta visita tiveram oportunidade de acompanhar na Escola Profissional da Ilha de Moçambique, uma ação de formação sobre compostagem ministrada pela UCCLA, onde foi explicada a compostagem e o valor do lixo, procurando consciencializar os estudantes daquela escola a produzir fertilizantes naturais para os jardins das suas casas ou machambas.

Durante esta visita à Ilha de Moçambique procedeu-se ainda à cerimónia de inauguração da Escola Comunitária Pérola do Lumbo.