Visita do Vice-Presidente do Camões, I.P. a Moçambique - Inauguração da Escolinha Comunitária Pérola do Lumbo- Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique

Publicado em segunda-feira, 27 fevereiro 2017 15:03

No dia 8 de fevereiro de 2017 teve lugar a inauguração da Escolinha Comunitária Pérola do Lumbo. Na cerimónia oficial, o Vice-presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, e o Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, estiveram acompanhados pelo Administrador do Distrito, Luciano Augusto, Diretora dos Serviços Distritais de Educação, Catarina Atanásio, Vereador de Infraestruturas e Urbanização, Amade Chande e Diretora da Fundação Pearl of Mozambique, Marjane Stam, responsável pela construção do edifício e parceiro nuclear nas ações de cariz pedagógico e comunitário nesta escola. Estiveram igualmente presentes os encarregados de educação e líderes comunitários e religiosos.

Na sua intervenção o Administrador agradeceu o apoio da Cooperação Portuguesa ao distrito e o papel que tem tido na melhoria das condições de ensino, especialmente no pré-escolar. Por sua vez o Vice-presidente destacou o grande envolvimento da Cooperação Portuguesa e dos parceiros neste projeto, nomeadamente da ONGD Helpo, salientando a sua satisfação pela apropriação local que se verifica nas diferentes componentes do projeto.

A diversificada presença institucional e comunitária reflete bem as sinergias que se pretendem criar no desenvolvimento sustentado da Ilha de Moçambique e do projeto Cluster. Esta escola é frequentada por 100 crianças e insere-se na componente de apoio ao ensino pré-escolar.