Visita do Vice-Presidente do Camões, I.P. a Moçambique: Instituto Agrário de Bilibiza - Fundação Aga Khan

Publicado em sexta-feira, 17 fevereiro 2017 19:01

No dia 9 de Fevereiro de 2017, o Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, e o Conselheiro para Cooperação, Miguel Girão de Sousa, deslocaram-se a Bilibiza, Cabo Delgado, onde visitaram o Instituto Agrário de Bilibiza (IABil). O projeto desenvolvido nesta escola de ensino profissional nível médio é cofinanciado pelo Camões, I.P., e executado pela Fundação Aga Khan (FAK). Durante a visita foram acompanhados pelo Diretor Regional da FAK, Alfredo Chamusso.

O projeto Melhoria Completa do Instituto Agrícola de Bilibiza tem como objetivo final fortalecer o sector agrário através de técnicos agrícolas de nível médio formados no IABil. Os graduados terão habilidades e competências para operar com sucesso como empresários de agro-negócios ou técnicos agrícolas nos sectores privado e governamental. Para a realização deste objetivo, o projeto irá investir numa formação profissional baseada em competências, no desenvolvimento do corpo docente, em atividades de extensão agrária e na gestão sustentável da terra.

Durante a visita houve oportunidade de constatar a evolução positiva que o projeto tem registado, tendo sido possíveis as instalações da escola, nomeadamente o novo laboratório, o campo de jogos e as residências para professores que em breve serão inauguradas.

Durante o encontro que teve lugar em Bilibiza, e posteriormente também em Pemba e Maputo, foram discutidas as próximas atividades do projeto, bem como eventuais parcerias e sinergias com outras intervenções da Cooperação Portuguesa, que se desenvolvem na província de Nampula.

De recordar que a Cooperação Portuguesa tem estado associada ao Programa de Desenvolvimento Rural da Costa Litoral de Cabo Delgado, executado pela FAK, há mais de 12 anos, desde o seu primeiro momento.