A Expertise France lançou um convite à apresentação de projetos no domínio da Economia Azul Sustentável na África Ocidental, integrado no Pilar II do WASOP – West Africa Sustainable Ocean Programme, financiado pela União Europeia.
Este instrumento pretende apoiar projetos de economia azul sustentáveis, inclusivos e replicáveis nos 13 países costeiros abrangidos pelo WASOP: Benim, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mauritânia, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
O convite assume a forma de um concurso restrito, desenvolvido em duas fases, iniciando-se com a apresentação de uma nota sucinta, com data-limite até 30 de janeiro de 2026, seguindo-se, após pré-seleção, a submissão de propostas completas.
Podem candidatar-se organizações não governamentais e outras organizações da sociedade civil, fundações, associações e redes profissionais sem fins lucrativos, sediadas nos países WASOP ou internacionais.
O envelope financeiro global ascende a 10 milhões de euros, prevendo a atribuição de subvenções entre 1 e 4 milhões de euros, com uma taxa de financiamento entre 75 % e 100 % dos custos elegíveis.
O regulamento e os formulários de candidatura encontram-se disponíveis na plataforma da Expertise France, aqui.