Webinar “Alterações Climáticas – a construir uma resposta transatlântica: oceanos e diplomacia climática”

Publicado em segunda-feira, 15 fevereiro 2021 14:47

Com o apoio do Camões I.P., a Embaixada de Portugal em Washington DC convida-o para o segundo webinar da série "OutSpoken", no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a que se seguirá um concerto de Rui de Luna, acompanhado pela Banda da Armada, dirigida por Délio Gonçalves.

Webinar “Mudanças climáticas – a construir uma resposta transatlântica: oceanos e diplomacia climática”

Moderação pelo Embaixador Domingos Fezas Vital

Discurso inicial do Chefe da Delegação da U.E., Embaixador Stavros Lambrinidis

Painel:

  • Sue Biniaz, em nome do Enviado Especial Presidencial para o Clima, John Kerry
  • Dan Lashof, Diretor do World Resources Institute, E.U.A.
  • Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul, Portugal
  • Mercedes García Pérez, Chefe de Assuntos Globais e Inovação, Delegação da U.E., DC

As alterações climáticas são percebidas hoje, nos dois lados do Atlântico, como um grande desafio, senão o desafio existencial do nosso tempo. O aquecimento global tem um impacto de longo alcance, exigindo uma resposta global abrangente.

A Presidência Portuguesa do Conselho da UE encara a próxima 26.ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26), a realizar-se em novembro, em Glasgow, como uma oportunidade para a U.E. e os E.U.A. apresentarem uma posição coordenada, que é simultaneamente ambiciosa e capaz de garantir o alcance global necessário, com base no Acordo de Paris de 2015.

Em 2019, na COP25, as Partes reconheceram o nexo oceano-clima. O oceano desempenha um papel vital na regulação do clima, oferece várias soluções de base natural para a mitigação das mudanças climáticas e é fundamental para garantir uma transição bem-sucedida para uma economia livre de carbono. Portugal e o Quénia vão presidir à segunda Conferência das Nações Unidas para o Oceano, a realizar-se em 2022. O resultado da COP 26 vai estar no centro da discussão, já que a ação climática e a restauração dos oceanos são dois componentes indissociáveis ​​da mesma luta.

A U.E. já apresentou o seu “Green Deal” e o Conselho de Ministros da UE acaba de aprovar conclusões sobre clima e diplomacia energética. Com o Presidente Biden, os E.U.A. voltaram aos Acordos de Paris, o ex-Secretário de Estado John Kerry foi nomeado Enviado Especial para o Clima e a Administração está comprometida com uma ampla gama de políticas ecológicas e investimentos em áreas como infraestruturas, indústria automobilística, transporte público, energia, construção, habitação, inovação, agricultura e conservação. Os E.U.A. também anunciaram a convocação de uma Cúpula de Líderes sobre Mudanças Climáticas, em 22 de abril, Dia da Terra.

Neste webinar, os membros do painel serão convidados a abordar essas questões e apresentar suas opiniões sobre a melhor forma de garantir que tenhamos uma resposta transatlântica comum em Glasgow.

Momento Musical

O webinar será seguido por um concerto do barítono português Rui de Luna, acompanhado pela Banda da Armada, dirigida por Délio Gonçalves.

O concerto, transmitido a partir do Antigo Salão da Escola Real de Equitação, em Lisboa, será centrado numa interpretação musical do Mar e da diáspora e cultura portuguesa em geral.

Uma peça central do espetáculo será uma peça solo da Banda da Marinha: “O Mar que fala português”, composta por Gilson Santos.

Quando: 19 de fevereiro – 16h00 GMT (seguido pelo concerto, às 17h00 GMT)

Onde: Live on

Facebook: @PortugalintheUS

Zoom

YouTube

 

Mais sobre a Embaixada de Portugal em Whashington DC

Twitter

Instagram

Website