Chile: Abertas inscrições para workshop de fotografia com João Pina

Publicado em sexta-feira, 21 agosto 2015 12:08

Encontram-se abertas as inscrições para um workshop intensivo de fotografia documental com o fotógrafo português João Pina, que decorrerá nos dias 5 e 6 de setembro de 2015, entre as 10h00 e as 18h00, numa iniciativa com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal no Chile.

Os participantes terão oportunidade de percorrer com João Pina todas as etapas de produção conceptual, fotográfica e técnica de um projeto, além de incluir estratégias de financiamento, exposição, difusão e publicação.

Esta iniciativa decorre no âmbito da exposição “Sombra del Cóndor”, da autoria deste fotógrafo português, que será inaugurada no dia 10 de setembro de 2015, no Museu da Memória e dos Direitos Humanos (Santiago do Chile) ficando patente até 27 de dezembro.

Esta é uma exposição que se encontra a decorrer em simultâneo em Montevideu, no Uruguai, e percorrerá ainda outras cidades sul-americanas.

João Pina nasceu em Lisboa em 1980. Em 2005, estudou no Centro Internacional de Fotografia, em Nova Iorque, especializado em Fotojornalismo e Fotografia Documental. Começou a trabalhar como fotógrafo aos 18 anos e passou grande parte da última década na América Latina. Em 2007, publicou o seu primeiro livro de fotografia em Portugal, em colaboração com Rui Daniel Galiza (autor dos textos) Por Teu Livre Pensamento, que conta as histórias de 25 presos políticos portugueses. Este trabalho viria a inspirar uma campanha pela Amnistia Internacional, vencedora, em 2011, do “Lion D'Or” no Festival de Publicidade de Cannes. Recebeu vários prémios, bolsas de estudo pelo seu trabalho, incluindo a bolsa de estudos Estação Imagem, o prémio “Moving Walls”, sendo finalista do “Henri Nannen Award”, o prémio “Care Award” e a bolsa de estudo Pierre e Alexandra Boulat.