Espanha: X Mostra Portuguesa arranca hoje com homenagem a Tabucchi

Publicado em terça-feira, 30 outubro 2012 17:49

Uma homenagem a Antonio Tabucchi hoje e um recital de Teresa Salgueiro a 3 de novembro abrem a 10.ª edição da Mostra Portuguesa, que decorre até dezembro de 2012, em várias cidades espanholas, e que é hoje apresentada em Madrid.

A programação, daquele que é um dos maiores festivais anuais de cultura portuguesa no exterior, inclui ainda em Madrid a atuação do fadista Marco Rodrigues (13 de novembro), do grupo Dead Combo (21 de novembro) e da cantora popular Dona Rosa (27 de novembro).

No campo literário, e além da homenagem a Tabucchi, a Mostra Portuguesa contará também com a apresentação da antologia poética O Encantamento, de Alberto de Lacerda, e o lançamento em Barcelona do livro gráfico Pessoa & Cia, com a presença da autora, Laura Pérez Vernetti.

No Centro Niemeyer de Avilés, nas Astúrias – que se estreia como um dos cenários da Mostra –, atuarão Maria de Medeiros (2 de novembro) e Mafalda Arnault (3 de novembro) e, em Barcelona - onde haverá uma exposição do ilustrador João Fazenda - Mariza (8 de novembro).

A edição deste ano da Mostra Portuguesa, que se alarga a 10 cidades espanholas, incluirá eventos nas áreas cultural (cinema, artes plásticas), académica e gastronómica.

Teresa Salgueiro apresenta no Teatro Fernán Gómez de Madrid o seu mais recente álbum, num concerto que é considerado a abertura oficial da Mostra Portuguesa.

Em anos anteriores, a Mostra Portuguesa teve a participação de escritores como José Saramago ou António Lobo Antunes; arquitetos como Eduardo Souto Moura, e cantores como Katia Guerreiro, Mariza, Carlos do Carmo, Camané, Mísia ou João Afonso; cineastas como Manoel de Oliveira, artistas plásticos como Helena Almeida e Paula Rego. Além disso, desde o seu lançamento, em Madrid, o evento tem crescido nos seus destinos dentro do território espanhol.

A Mostra é organizada pela Embaixada de Portugal e pelo Camões IP, com a colaboração da Área de Artes do município de Madrid, o Instituto Italiano de Cultura, a TAP, La Noche en Vivo e The Central.

http://www.mostraportuguesa.es/home_MOSTRA.html