Israel: Obra de José Fonseca e Costa na abertura da X Semana do Cinema Português

Publicado em quarta-feira, 03 setembro 2014 12:33

A versão narrada em língua inglesa pelo ator norte-americano Peter Coyote do documentário de José Fonseca e Costa Os Mistérios de Lisboa ou What The Tourist Should See (Portugal, 2009), é o filme de abertura da X edição da Semana de Cinema Português – PORTUGAL Film Week #10, que decorre de 7 a 17 de setembro em Israel.

O documentário que inaugura o certame baseia-se no livro A Lisbon Guide – What The Tourist Should See, escrito em inglês por Fernando Pessoa em 1925. O realizador José Fonseca e Costa participa nas três sessões de abertura do ciclo dedicado este ano a Lisboa, que se realizam respetivamente dias 7, 8 e 9 nas cinematecas de Telavive, Jerusalém e Haifa.

A Semana de Cinema Português – PORTUGAL Film Week #10 é uma iniciativa conjunta daquelas Cinematecas israelitas e da Embaixada de Portugal, apoiada pelo Camões, IP e pelo Turismo de Lisboa, entre outas entidades.

Desde 2004 que esta iniciativa tem contribuído para divulgar o cinema português junto do público israelita, com a apresentação regular de filmes assinados por alguns dos seus mais conhecidos realizadores. Nestes dez anos, o número de filmes portugueses exibidos em Israel ronda as oito dezenas e, entre eles, estiveram as mais importantes películas produzidas e realizadas em Portugal, segundo os promotores da Semana.

Os seis filmes escolhidos foram produzidos e realizados na capital portuguesa – recentemente galardoada com vários prémios internacionais na área do turismo – e têm a cidade não apenas como pano de fundo, mas também como parte integrante do guião.

Para além do filme de Fonseca e Costa, o público israelita poderá ver Quinze Pontos na Alma (2011), de Vicente Alves do Ó, A Bela e o Paparazzo (2010), de António-Pedro Vasconcelos, O Mistério da Estrada de Sintra (2007), de Jorge Paixão da Costa, Alice (2005), de Marco Martins, e Night Train to Lisbon (2013), de Bille August.

Todas as películas, à exceção da última, serão exibidas nas suas versões originais em português (com diálogos ocasionais noutros idiomas) e legendas em hebraico e em inglês.

Programa