Espanha: XI edição da Mostra Portuguesa dinamiza seis cidades

Publicado em quarta-feira, 30 outubro 2013 13:35

Vinte atividades, entre as quais o novo projeto de Rodrigo Leão e Mário Gomes e uma homenagem com flamenco a José Saramago, integram o calendário da XI edição da Mostra Portuguesa que em novembro chegará a seis cidades espanholas.

A programação, que foi hoje apresentada em Madrid, inclui exposições, cinema, música, literatura e debates.

Uma exposição do pintor Domingos Sequeira abre o certame deste ano, que incluirá ainda uma homenagem de Esperanza Fernández, com flamenco, a José Samarago e o projeto de Rodrigo Leão e Mário Gomes “Os Poetas”, com o álbum “Entre nós e as palavras”.

Organizada pela Embaixada de Portugal em Madrid e pelo Camões, IP, a Mostra foi hoje apresentada pelo embaixador português José Tadeu da Costa Soares e pelos responsáveis do certame, Concha Hernández e Luis Martin.

Com a colaboração do Museu Nacional de Arte Antiga vai a Madrid a exposição “No umbral da modernidade”, de Domingos Sequeira, obra marcante das primeiras décadas do século XIX em Portugal.

Nascido em 1997, o projeto “Os Poetas” - Rodrigo Leão e Mário Gomes - apresenta a 18 de outubro no Teatro Fernando de Rojas, do Circulo de Bellas Artes em Madrid, o álbum “Entre nós e as palavras”, que adapta textos de Mario Cesariny, Adilia Lopes, Al Berto e António Ramos Rosa.

No dia 21 é a vez da voz de Jacinta, que apresenta na Sala Clamores, em Madrid, os sons do seu álbum “Songs of Freedom”, definido como um conjunto de canções “de intenso aroma pop, levadas ao terreno do jazz”.

Um dos pontos altos musicais da edição deste ano é o espetáculo “Mi voz en tu palabra”, de Esperanza Fernández, no Teatro Fernán Goméz, em Madrid, uma obra de homenagem à poesia de José Saramago.

O fado também marca presença na Mostra, com um concerto de Cuca Roseta na Sala Galileo Galilei, em Madrid, no dia 27 de novembro.

No espaço literário destaque para um encontro-debate sobre Fernando Pessoa, por ocasião da reedição do “Livro do Desassossego” e onde participam Perfecto E. Cuadrado e José Blanco.

Haverá ainda um debate organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa intitulado “Performingarchitecture” e onde participam Ariadna Cantis, Mariana Pestana, PKMN e Zuloark, que decorre a 04 de novembro, na Roca Madrid Gallery.

Trata-se de três projetos desenhados por Luis Urculo, o coletivo PKMN e Pedro Bandeira e que serão desenvolvidos e analisados em torno de um debate sobre a expansão do campo de ação da arquitetura contemporânea e das fronteiras entre a arquitetura e a arte.

A agenda inclui ainda um debate sobre “o presente e futuro do pensamento ibero-americano”, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Autónoma de Madrid, em que participam, entre outros, Pedro Calafate, Ambrosio Velasco Gómez e Aureliano Ortega Esquivel.

A mostra colabora novamente com o Encontro BID – plataforma de debate ibero-americano de centros de ensino de desenho – através da Mostra de Estudantes 2013, em que participam oito alunos procedentes das universidades do Porto e de Aveiro.

Fora da capital espanhola destacam-se as jornadas sobre literatura em língua portuguesa, que decorrem em Barcelona no Auditório da Biblioteca Vapor Badia -Sabadell, a 30 de outubro e a 6 e 13 de novembro.

Oviedo, nas Astúrias, acolhe o IX Ciclo Noites de Fado (Divas), com um concerto de Cristina Branco a 15 de novembro.

Em Santiago de Compostela estará uma participação portuguesa no Festival Cineuropa, de documentários, curtas, debates e exposições, no Salão Teatro Principal, entre 07 e 29 de novembro.

A Mostra do Cinema Europa de Segovia também acolhe obras portuguesas, entre 13 e 19 de novembro, estando previsto a 17 de novembro um concerto de Nevoa Fado.

Finalmente, em Sevilha, Portugal é o país convidado do Festival de Cinema Europeu, que decorre entre 08 e 16 de novembro.

Mais informações

Fonte: LUSA