XII Reunião do Conselho Científico do IILP e lançamento do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 15 maio 2017 12:21

Realizou-se de 10 a 13 de maio, na sede do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), na cidade da Praia, em Cabo Verde, a XII Reunião Ordinária do Conselho Científico, constituído pelas Comissões Nacionais dos Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Desta Reunião Ordinária importa destacar, como pontos de agenda, a apresentação dos projetos em curso coordenados pelo IILP, nomeadamente o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), o Projeto das Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da Língua Portuguesa (TCTC), o Plano de Leitura da CPLP e o Dicionário de Autores de Literatura Africanas de Língua Portuguesa. Também a certificação Internacional de Português Língua Estrangeira foi um dos temas que mereceu a atenção deste Conselho Científico que manifestou vontade de alcançar o objetivo de uma certificação internacional única.

Refira-se ainda a proposta relativa ao Plano de Ação de Díli (PADíli), elaborado pelo Conselho Científico do IILP, nos termos do mandato que lhe foi conferido pelo Conselho Coordenador Permanente da CPLP, que será submetido para aprovação deste órgão no próximo dia 30 de maio.

À margem da reunião, é de mencionar o lançamento da plataforma digital do Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), que congrega cinco vocabulários nacionais (VON) do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. Também o VON de São Tomé e Príncipe se juntará muito em breve a esta plataforma, que reúne cerca de 310 mil vocábulos destes cinco países (http://voc.iilp.cplp.org).

O Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) da língua portuguesa é o recurso oficial de referência para a escrita, permitindo conhecer a grafia, a divisão silábica, a flexão e outras propriedades formais de cada palavra do português nos diferentes países da CPLP.

A delegação portuguesa integrou a Professora Doutora Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões, I.P. e coordenadora da Comissão Nacional, e a Professora Doutora Margarita Correia, representante do Ministério da Educação e membro da equipa central do VOC.

A apresentação do VOC ficou a cargo da Professora Doutora Margarita Correia e do Dr. José Pedro Ferreira, investigador do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC) e membro da equipa central do VOC.