XVI Maratona de Leitura em Língua Portuguesa – "Call for Videos"

Publicado em quinta-feira, 26 março 2020 14:49

O Camões - Centro de Língua Portuguesa em Cáceres e o Centro Municipal de Juventud (Ayuntamiento de Cáceres) organizam, no dia 5 de maio de 2020, a próxima edição da Maratona de Leitura em Língua Portuguesa que, este ano, será exclusivamente em formato virtual.

A Maratona contará com a habitual colaboração das várias instituições que lecionam português em Cáceres, às quais se somam todas as instituições (independentemente da sua geografia) que queiram participar.

O tema para esta edição é “A viagem na literatura como forma de transformação” e surge no âmbito das comemorações dos quinhentos anos da circum-navegação e num momento em que se revela imperioso alterar os paradigmas vigentes em prol de um desenvolvimento sustentável no quadro da Agenda 2030.

Através de um olhar descomprometido, consideramos a relação entre viagens e literatura e a forma como a literatura assume um papel de agente de transformação e de testemunha da mudança operada.

Trata-se, pois, de um tema amplo que permite a leitura de textos tão diferentes como Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, Auto da Índia, de Gil Vicente, Onde a terra se acaba e o mar começa, de Afonso Lopes Vieira, As naus, de António Lobo Antunes, Navegações, de Sophia de Mello Breyner Andresen, dando assim conta da panóplia de olhares que existem numa viagem.

A participação virtual pode ser feita por qualquer entidade, com submissão de vídeos até ao dia 24 de abril de 2020. Informações adicionais disponíveis aqui e em http://maratonadeleitura.ayto-caceres.es/  

No dia da Maratona, serão disponibilizados todos os vídeos participantes na página da Maratona