XXVII Cimeira Ibero-Americana

Publicado em terça-feira, 27 abril 2021 11:53

A Cimeira Ibero-Americana teve lugar em Andorra, no dia 21 de abril de 2021.

Nesta edição, participaram os 22 países da região, dos quais 19 representados a nível de Chefes de Estado e de Governo.

A Delegação Portuguesa foi liderada pelo Presidente da República e pelo Primeiro Ministro, tendo-a também integrado o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

O Camões - Instituto e Cooperação e da Língua, I.P. fez representar pela sua Vice-Presidente, Cristina Moniz, enquanto responsável pela área da cooperação, incluindo cooperação ibero-americana.

Para além de uma Declaração final, os líderes ibero-americanos adotaram um Programa de Ação, entre vários outros documentos aprovados.

Neste quadro, destaca-se a aprovação de uma Iniciativa promovida por Portugal sobre Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo é consciencializar os cidadãos do seu papel no desenvolvimento sustentável e implementação da Agenda 2030.

Esta Iniciativa será cofinanciada por Portugal, através do Camões, I.P., contando com o apoio e cofinanciamento das agências de cooperação do Chile, Espanha, Paraguai  e Uruguai.

 

Declaração da Cimeira: https://www.segib.org/pt-br/?document=declaracion-de-la-xxvii-cumbre-iberoamericana-de-jefes-de-estado-y-de-gobierno-andorra-2020 

 

 Cimeira Ibero-americana

 Cimeira Ibero-americana

 Cimeira Ibero-americana