Berlim: Conversa com a escritora e tradutora portuguesa Margarida Vale de Gato

© Dora Batalim

Descrição

A 10 ª edição do "Prémio Residência Literária" em Berlim encerra com uma sessão na Haus für Poesie, no dia 29 de outubro, pelas 19h30.

In allem, allem ist ein Riss (“Em tudo, mesmo tudo, há uma fenda”) é o mote para uma conversa com a escritora Margarida Vale de Gato, vencedora da 10.ª edição do Prémio "Residência Literária em Berlim", que se dedica também à tradução literária, sobre a margem criativa, a responsabilidade e os desafios que acompanham a sua atividade de tradutora.

O pano de fundo é o trecho “Tocar a Quatro Mãos”, o projeto desenvolvido durante a sua estadia em Berlim. Além do público que é convidado a intervir, a sessão coloca em diálogo a autora portuguesa e poeta-tradutora Odile Kennel, que traduziu para alemão uma obra de Vale de Gato, publicada com o título, Die nicht reklamierten Reste. Lyrisches Handbuch des Übersetzens (ed. hochroth, 2021).

Lançada em 2016, a Residência Literária em Berlim enquadra-se no programa de divulgação internacional estruturado pela Embaixada de Portugal na Alemanha / Camões - Centro Cultural Português em Berlim na área do Livro, no âmbito do plano anual de ação cultural externa, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Cultura, da Juventude e do Desporto.

Ao abrigo desta iniciativa, já passaram pela capital alemã Patrícia Portela (2016), Rui Cardoso Martins (2017), Isabela Figueiredo (2018), Miguel Cardoso (2019) e Afonso Cruz (2020), bem como Judite Canha Fernandes (2021), Claudia Galhós (2022), Jacinto Lucas Pires (2023) e Francisco Sousa Lobo (2024).

Mais informações em DE e EN.