Varsóvia: Retrospetiva da obra de Manoel de Oliveira

Calendar
Camões, I.P.
Date
18.11.2016 - 20.11.2016
Location
Varsóvia
Url
http://www.camoes.pl/

Description

Decorre entre os dias 18, 19 e 20 de novembro, no Kino Iluzjon, na cidade de Varsóvia, a primeira sessão retrospetiva sobre a obra de Manoel de Oliveira na Polónia.

Comissáriada por Jakub Jankowski (professor de cinema português no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia), a retrospetiva tem por objetivo apresentar ao grande público polaco a obra do realizador português ainda pouco conhecida na Polónia.

A exibição prevista para o dia 18 contará com a presença do pianista Bruno Belthoise que interpretará, ao vivo, a banda sonora do filme Douro, Faina Fluvial (1931). De resto, as restantes sessões contarão com a presença do comissário Jakub Jankowski que, quer através de introduções aos filmes, quer de sessões de discussão depois dos filmes, ensaiará uma aproximação do público à obra do realizador.

No Kino Iluzjon, haverá ainda oportunidade para ver a exposição “O Cinema Português”, coproduzida pelo Camões, I.P. e a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, I.P.

A mostra foi programada em pareceira com a Cinemateca Polaca e a Rede de Cinemas de Pesquisa da Polónia visando uma itinerância de alcance nacional, pelo que presentemente são já dez as cidades que se juntaram à iniciativasendo provável que outras venham a aderir.