Luanda: Lançamento da obra de Poesia “Segredos de Coração Dorido”, de Gina de Castro

Calendar
Camões, I.P.
Date
20.02.2017
Location
Centro Cultural Português em Luanda

Description

Será lançada no dia 20 de fevereiro de 2017, às 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a obra de poesia “Segredos de Coração Dorido”, de Gina de Castro. A apresentação será feita pelo escritor e poeta Luís Rosa Lopes.   

A obra reúne 50 poemas escritos pela autora, entre 1947 e 1994, sobre temas diversificados. A introdução refere que “a obra representa uma homenagem dos filhos, noras, netos e bisnetos a esta matriarca da Família, Mãe Gina, Avó Gina, a professora mais antiga em Angola, que no alto dos seus 87 anos de idade, continua sempre ativa a contribuir para o engrandecimento do saber dos angolanos”. 

No prefácio, o escritor e também poeta, Luís Rosa Lopes, reconhece a impossibilidade de fazer uma análise imparcial e objetiva da obra: “ (…) Um prefácio nunca o será se o prefaciador estiver imbuído de sentimentos profundos em relação ao prefaciado”. “ (…) nutro pela autora sentimentos de profundez e respeito! E sinto a sua alma sofrida como se da minha própria se tratasse! Assim, estou condicionado e sou suspeito de não ter a isenção suficiente para afirmar se a obra é boa ou má, se é ou não agradável, se merece até ser editada (….)”.

Enaltece a coragem da autora, a coerência os princípios que  nortearam       sempre a sua conduta fraterna e solidária. Mulher de causas que esteve sempre à frente do seu tempo. Mulher irreverente, voluntariosa, corajosa e também uma mãe fortemente empenhada na educação dos seus filhos.

Recorda a vinda de Gina Castro para Angola, como professora e as adversidades e preconceitos que teve que enfrentar por se ter enamorado e    casado com um angolano, que a introduziu  nos meios culturais de Luanda, onde conviveu com Lourdes Van-Dúnen, Belita Palma e os N’gola Ritmos.

Gina de Castro (Georgina C. V Louro) nasceu na Póvoa e Medas, no Alto Alentejo, em Novembro de 1929. Fez os estudos primários em Portalegre.

Formou-se em Educação Física e Desportos, sendo uma das pioneiras nessa área da docência, na época reservada exclusivamente ao género masculino.

Veio para Angola em 1952, na companhia dos pais, tendo contraído matrimónio em 1953 com o angolano Aurélio Neves R. Lopes “Voto”.

Tem trabalhos de pintura e cerâmica.

Apesar de ter alguma produção escrita dispersa em revistas e ter um grande acervo de contos e poesia, esta é a sua primeira obra publicada.