Nova Deli: New York Portuguese Short Film Festival 2016 em 6 cidades indianas

Calendar
Camões, I.P.
Date
03.04.2017 - 13.05.2017
Location
Centro Cultural Português em Nova Deli

Description

Durante os meses de abril e maio de 2017, especificamente de 3 de abril a 13 de maio, o Camões – Centro Cultural Português em Nova Deli, em colaboração com o Arte Institute, vai apresentar o VI New York Portuguese Short Film Festival 2016” em várias cidades indianas.

Em 2016, o NYPSFF foi apresentado nos Estados Unidos, Brasil, Austrália, China, Reino Unido, França, Angola, Africa Sul, Moçambique, Canadá, Alemanha, Polónia, Kenya, República Checa, Guiné Equatorial, Senegal, Tailândia, Roménia - 19 países e 38 cidades.

O NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), organizado pela primeira vez em Junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos. O Festival mostra o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses. Ao organizar o Festival anualmente, em vários países, o Arte Institute pretende ampliar e conquistar novos públicos para o cinema português, em todo o mundo.

A Direora do Arte Institute, organização responsável pelo Festival, afirma que "O NY Portuguese Short Film Festival tem sido uma grande montra para o cinema contemporâneo português e tem aberto portas aos novos realizadores nacionais em termos de promoção e divulgação das suas curtas-metragens até mesmo para participarem noutros festivais internacionais. "

O Arte Institute continuará a levar a VI Edição do NY Portuguese Short Film Festival a todas estes países, levando consigo a vanguarda do cinema português e abrindo novas avenidas de cooperação cultural.     

As curtas foram selecionadas e submetidas à apreciação de um Júri composto por figuras do meio cinematográfico Português, Brasileiro e Americano, tais como: Zita Carvalhosa (Festival de Curtas de São Paulo), Jared Earley (Movie Curator) e Victor Pinheiro (ICA).

Esta atividade tem apoio do Camões, I.P.

Programa

03 de abril
Cidade: Chennai
Colaborador: Indo-Cine Appreciation Foundation
Local: Goethe Institute, Max Mueller Bhavan
15 e 16 de abril
Cidade: Ahmedabad
Colaborador: TransIndus Foundation

Local: Fanatika

25 de abril 
Cidade: Panaji, Goa
Colaboradores: CLP, Goa and ESG
Local: Maquinez Palace, ESG

8/9 de maio (Comemorando o Dia da Europa)
Cidade: Chandigarh
Colaborador: Indo Portuguese Friendship Society
Local: Alliance Française de Chandigarh

11 e 12 de maio (Comemorando o dia da língua portuguesa 5 de Maio)
Cidade: Nova Deli
Colaborador: India International Centre
Local: India International Centre

13 de maio
Cidade: Kolkata
Colaborador: Cine Central

Local: Nandan