Luanda: Exposição “ Riquezas de África”, de Cristiano Mangovo

Date
09-05-2017 - 30-05-2017
Location
Centro Cultural Português em Luanda

Description

No dia 9 de maio de 2017, às 18h30 no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, será inaugurada a exposição individual de pintura e instalação "Riquezas de África" do artista plástico Cristiano Mangovo, numa parceria com o Banco Millennium Atlântico. A exposição ficará patente ao público até dia 30 de Maio.

A mostra reúne 18 obras inéditas de pintura, em acrílico e óleo sobre tela e uma instalação. Uma viagem por Angola e pelo continente africano, evocando riquezas naturais, cenas e figuras do quotidiano urbano, mitos e rituais, mergulhando da diversidade de uma cultura ancestral, que remonta aos primórdios da humanidade.

Cristiano Mangovo, na diversidade que caracteriza o seu estilo, oscilando entre figurativo, abstrato e surrealismo, viaja pelo continente. Revisita as pirâmides Gisé do Egipto, local onde foram conhecidas as primeiras manifestações artísticas da humanidade. Evoca o potencial das riquezas naturais, como a flora e a fauna (em “Riquezas de África, “Menina Cacau e Chocolate”, “Mulheres no Campo”, “Noite de Pesca”, “Mulher Welwitschia” e “Parque Nacional Masai Mara no Kenya”). Alude aos rituais da sua terra mãe, em Cabinda (em “Dança do Tshikumbi”). Aborda problemas sociais actuais (em “Sonho de uma Nova Casa”). Regressa ao ciclo do “Homem-Mota” (em “Transparência de um Guiador” e África Múcua”). Evoca o quotidiano de Luanda (em “Zungueiras da Mutamba” e “A Marginal de Luanda”). Reflecte sobre o continente africano (em “Contra Choro”, “África, Avançar ou Recuar” e Práticas e Neste seu trabalho mais recente trabalho em alusão ao “Dia de África”, Cristiano Mangovo reflecte sobre as riquezas de um continente que, foi berço da humanidade, sobreviveu à escravatura e ao colonialismo, conquistou as independências, mas continua a enfrentar grandes desafios para prosseguir os caminhos da paz e do desenvolvimento sustentável.