Luanda: Palestra sobre “Uma Visão Holística sobre a Vida e Obra de Viteix”

Calendar
Camões, I.P.
Date
10.05.2017
Location
Centro Cultural Português em Luanda

Description

No dia 10 de maio de 2017, às 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, o artista plástico, Mestre Francisco Van-Dúnem “Van” vai proferir uma palestra subordinada ao tema “Uma Visão Holística sobre a Vida e Obra de Viteix”, com preleção de Jerónimo Belo.

Pintor angolano, Viteix, nome artístico de Vítor Manuel Teixeira, nasceu em 1940, em Luanda e faleceu a 10 de maio de 1993.

Estudou Artes Plásticas em Angola e Portugal, tendo ido depois para Paris, onde concluiu, em 1973, a Maîtrise em Artes Plásticas. Iniciou a sua carreia docente na Escola Industrial de Luanda e após a independência de Angola, o artista orientou o primeiro curso de instrutores de artes plásticas no “Barracão” e, entre 1976-77, foi o principal impulsionador para a criação da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).

Em 1983, doutorou-se em Artes Plásticas – Doutoramento do 3º Ciclo em Estética. Foi membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. Considerado um dos maiores artistas angolanos pós-independência, as suas obras estão representadas em vários países do mundo. A sua pintura expõe um universo de memórias em registos de cor e forma que possuem uma forte afirmação mitológica claramente africana.