Luanda: Exposição “AMBULANDO”, de Januário Jano

Calendar
Camões, I.P.
Date
26.07.2017
Location
Centro Cultural Português em Luanda

Description

No dia 26 de julho de 2017 estará aberta ao público no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a exposição “AMBUNDULANDO”, de Januário Jano, com Curadoria de Paula Nascimento e Suzana Sousa.

Neste seu mais recente trabalho, AMBUNDULANDO (que significa “deambular, andar à volta”), iniciado há cerca de ano e meio, o artista explora a relação entre passado e presente, recorrendo a elementos da memória pessoal e coletiva, contextualizadas na história recente de Angola, com enfoque particular nos povos “ambundu”, da região de Luanda.

Através de memórias gestuais, orais e simbólicas, o Artista apropria-se de temas e aspetos da história e cultura “ambundu”, de registos pessoais, de referências literárias e de questões da vida contemporânea de Angola, cruzando metodologias, processos de pesquisa, memórias pessoais e coletivas, numa forma de abordagem muito própria.

O projeto AMBUNDULANDO propõe-se ainda desconstruir e (re) construir uma linguagem estética e visual que procura traçar uma etnologia pessoal e, simultaneamente, abrir novas perspetivas e possibilidades de compreensão do passado e do presente.