Oeiras: Gala dos Prémios da Lusofonia

Calendar
Camões, I.P.
Date
02.09.2017
Location
Oeiras

Description

A Gala dos Prémios da Lusofonia vai decorrer no dia 2 de setembro de 2017, às 21h00, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

É preciso que o trabalho qualificado das mulheres e dos homens que servem a cidadania de língua portuguesa tenha o devido destaque e o reconhecimento no mundo que, hoje, é global. Os cidadãos dos países da lusofonia têm desenvolvido um trabalho constante, sustentado e meritório, em todo o mundo, em todos os cinco continentes. A língua portuguesa está a viver um processo de perfeito incremento. A arte e a cultura assumem papel preponderante nesse incremento.

Em Portugal, estão presentes todas as diásporas da língua portuguesa. Diásporas que têm a grande virtude de mostrarem (cada uma delas o faz de modo constante, assertivo e esclarecido) as respetivas tradições, virtualidades, talentos e visões de futuro.

A GALA DOS PRÉMIOS DA LUSOFONIA pretende realçar o papel de algumas das mulheres e dos homens que mais e melhor têm representado essa vontade indómita de tornar mais competitiva e mais atrativa a imagem da lusofonia em todo o mundo. Há uma missão de serviço público universal à lusofonia que se torna fundamental entender e reconhecer. Existe uma intensa interatividade entre todos os países de expressão oficial portuguesa.

Os PRÉMIOS DA LUSOFONIA constituem, por isso mesmo, um momento de grande celebração da cidadania qualificada da língua portuguesa e do ideal da lusofonia. Entre outros, irão ser galardoados nomes como Ruy de Carvalho, Adelaide Ferreira, Celina Pereira, Lauro Moreira, Luís Costa, Hélder de Oliveira, Gabriel Baguet, José Mussuaili, Jorge Humberto, Fernando Corrêa dos Santos, Roselyn Silva, José Lobato, Isabel Ferreira, Clavel, Mário Máximo, Delmar Maia Gonçalves, Tony Tcheka, Lopito Feijóo K., Nadir Tati, Andrea Zamorano, Goretti Pina e Paula de Carvalho.

Com a GALA DOS PRÉMIOS DA LUSOFONIA, do próximo dia 2 de setembro, é nossa intenção realizar uma iniciativa onde a arte e a cultura sejam a montra maior de um mundo que se entende através da língua portuguesa e que respeita as diferenças culturais que a história urdiu e os cidadãos dos países da língua oficial portuguesa aceitaram como suas. Aceitaram, aliás, como um património comum e fraterno.

Iremos, portanto, assistir a um evento onde terão lugar intervenções de grande qualidade e relevo, no quadro da cidadania de língua portuguesa em Portugal e no mundo. Veremos e ouviremos escritores, artistas, responsáveis associativos, atores. E, claro, haverá momentos de intervenção cultural da maior qualidade.

Esta GALA DOS PRÉMIOS DA LUSOFONIA, que tem a 2 de setembro a sua primeira edição, será um evento marcante. Nos próximos anos haverá novas edições porque o universo da língua portuguesa e da lusofonia tem a dimensão do sonho e todos os grandes sonhos são inesgotáveis”

In Observatório da Língua Portugesa