Lisboa: Apresentação Pública da Parceria UE-Portugal na Cooperação

Calendar
Camões, I.P.
Date
12.09.2017
Location
Lisboa

Description

A apresentação pública da Parceria entre a União Europeia e Portugal no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento vai ter lugar amanhã, dia 12 de setembro de 2017, às 16h00, no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, com intervenções da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, do Diretor-Geral da Cooperação e do Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi. A sessão de encerramento será feita pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Assinalará o reforço da colaboração entre Portugal e a União Europeia, parte do esforço em curso para fortalecer os meios de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com resultados visíveis no aumento das oportunidades de colaboração e do financiamento disponível para os atores da Cooperação Portuguesa, tanto do setor público como privado e sociedade civil.

Será, igualmente, apresentado o novo Plano de Investimento Externo da UE, um instrumento europeu de apoio ao setor privado, destinado a financiar o investimento público e privado nos países em desenvolvimento. Contando à partida com 4,1 milhões de euros do orçamento da Comissão Europeia, espera-se que o Plano de Investimento Externo consiga alavancar mais de 44 mil milhões de euros até 2020 para apoiar investimentos em África e nos países da Vizinhança (Leste Europeu e Mediterrâneo).