Praga: Comemoração dos 90 anos do ensino da língua portuguesa na Universidade Carolina

Calendar
Camões, I.P.
Date
22.09.2017 - 23.09.2017
Location
Praga

Description

Terá lugar em Praga, nos dias 22 e 23 de setembro de 2017, em Praga, um Colóquio internacional comemorativo dos 90 anos do ensino da língua portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Carolina (Carlos IV) e dos 60 anos da filologia portuguesa como disciplina autónoma, sob o lema “Pensar o passado, compreender o presente, idealizar o futuro”. Este evento contará com a presença da Presidente do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho.

A organização deste colóquio está a cargo do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros do Instituto de Estudos Românicos daquela Faculdade, com o apoio da Sociedade Checa de Língua Portuguesa.

Neste âmbito, a Embaixada da República Checa apresentou uma proposta de publicação de um livro sobre a criação e desenvolvimento dos Estudos Portugueses nesta universidade, projeto que deverá contar com um apoio do Camões, I.P., correspondendo, assim, à solicitação das autoridades checas.

O Camões abriu o leitorado de português na universidade Carolina em 1979.

Atualmente mantém protocolos de cooperação com mais 6 universidades na República Checa, estando também em expansão o número de alunos no ensino secundário.

A República Checa é país observador da CPLP desde novembro de 2016. Neste contexto, as autoridades checas pretendem manter e incrementar o seu relacionamento com o mundo lusófono.

Programa do Colóquio: https://sites.ff.cuni.cz/coloquiopraga2017/programacao/