Timișoara: Participação portuguesa no Timishort Film Festival 2017

Calendar
Camões, I.P.
Date
12.10.2017 - 15.10.2017
Location
Timisoara

Description

A curta-metragem documental Uma Breve História da Princesa X (2016, 7’), de Gabriel Abrantes, será exibida na secção competitiva internacional do Timishort Film Festival, que decorre entre 12 e 15 de outubro de 2017.

Trata-se de um retrato delirante da escultura «Princesa X», do romeno Constantin Brancusi, uma controversa escultura em bronze, que começou como um busto da igualmente controversa sobrinha-bisneta de Napoleão, Marie Bonaparte.

Penúmbria (2016, 9’), escrito e realizado por Eduardo Brito, com fotografia de Jorge Quintela e música de Joana Gama e Luís Fernandes, que foi produzido por Rodrigo Areias | Bando à Parte, será a outra curta-metragem presente no Festival, desta feita na seção Videorama (melhor filme experimental). Penúmbria foi fundada há duzentos anos num extremo de difícil acesso. De solos áridos, mares revoltados e clima violento, ficou a dever o seu nome à sombra e à nebulosidade quase permanentes. Até que um dia, os seus habitantes decidiram entregá-la ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.

Nesta 8ª edição do Festival são jurados Maja Šuša (Sérvia) Shai Levy (Israel), Ana Maria Pirvan (Roménia), Seán Breathnach (Irlanda) e Flavia Dima (Roménia).

Mais informações sobre o Festival em: http://www.timishort.ro/en/