Banguecoque: Recital Multimédia “Alémfado”, pelo pianista João Vasco

Description

No dia 8 de novembro de 2017, o pianista João Vasco irá dirigir uma Masterclass para os estudantes da Faculdade de Música da Assumption University of Thailand, apresentando igualmente o seu recital.

No dia 7 de novembro, às 19:30, o pianista João Vasco apresenta atuará no Music Hall da Universidade Chulalongkorn.

Este evento, organizado pelo Camões – Centro Cultural Português e a Embaixada de Portugal em Banguecoque, em colaboração com a Universidade Chulalongkorn, tem o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Alémfado resulta da encomenda feita pelo pianista João Vasco e pelo Museu do Fado a oito músicos portugueses do universo do Jazz e da música erudita/contemporânea.

O desafio proposto foi o de recriar, para piano solo, uma compilação de fados retirados do grande repertório deste género e duas obras para guitarra portuguesa de Carlos Paredes Após apresentações em Portugal, Brasil e Alemanha, e em sintonia com o carácter de transversalidade que alicerça este conceito desde a sua génese, sugerimos agora a ampliação deste “olhar contemporâneo” sobre o Fado através da imagem.

O recital é acompanhado pela projeção de um vídeo com imagens de Lisboa, desvendando a beleza que o seu semblante mais nostálgico encerra e redescobrindo os bairros mais típicos da cidade, cuja história se confunde com a própria história do Fado. Já apresentado, total ou parcialmente, em Portugal, França, Alemanha e Brasil, Alémfado teve o patrocínio exclusivo do Museu do Fado, onde foi estreado em 2010.