Liquiçá: Feira do Livro Itinerante

Calendar
Camões, I.P.
Date
20.10.2017 - 21.10.2017
Location
Centro Cultural Português em Díli

Description

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2017, teve lugar em Liquiçá, a Feira do Livro Itinerante. Tratou-se da terceira feira do livro itinerante organizada no âmbito da iniciativa conjunta da Embaixada de Portugal/Camões – Centro Cultural Português de Díli e o Projeto Mais Português financiado pelo Gabinete de Apoio à Sociedade Civil do Gabinete do Primeiro-Ministro timorense (GASC-GPM).

Com a realização destas feiras fora de Díli pretende-se contribuir para incrementar, em outras zonas do país, o acesso a livros, em geral, e especificamente livros em língua portuguesa a preços acessíveis, promovendo, desta forma a cultura lusófona.

Esta iniciativa contou com o apoio na organização da Fundação Oriente e do Projeto Formar Mais e a colaboração dos livreiros Livros & Companhia, Plural Editores, Livraria Central e Haktuir Ai-Knanoik, bem como do Centro de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) de Liquiçá. Participou ainda a Embaixada do Brasil.

Nesta edição foi ainda possível contar com o patrocínio das seguintes empresas: Timor-Telecom, BNU Timor, FORTUNA LOROSAE, Águas de Portugal, Primos Boot e Páteo.

Nos dois dias do evento, para além da venda de livros, foram dinamizadas várias atividades lúdicas e recreativas, sobretudo destinadas a crianças e jovens, tais como leitura de livros, dramatização com fantoches, visualização de filmes/curtas-metragens, realização de experiências, atividades de interpretação e ilustrações, declamação de poesia, um concurso de leitura, Peddy-paper.

Foi ainda feita a apresentação do livro “Sabores da Lusofonia” do chef Luís Simões e realizada uma pequena Mostra Gastronómica.

Os dois momentos musicais da Feira ficaram a cargo de João Rocha, com o concerto “A Música vai à Escola” e do Grupo Gilberto Gasparetto e convidados, com o Concerto Mix Brasil.