Praga: Noite de poesia dedicada a Jorge Listopad

Date
23-11-2017
Location
Praga

Description

Decorreu no dia 23 de novembro de 2017, em Praga, a Noite da Poesia, em homenagem ao escritor, poeta e encenador checo Jorge Listopad, há várias décadas residente em Portugal.

O evento, organizado no Camões - Centro de Língua Portuguesa em colaboração com o Prof. Dan Duta, matemático, realizador de cinema e escritor de origem romena, e com Bernadette Higgins, literaturista britânica, ambos residentes em Praga e com profundas ligações ao mundo literário checo, reuniu mais de meia centena de pessoas e contou com a presença de vários intelectuais que, de alguma maneira privaram com o autor, destacando-se a Professora Vlasta Dufková, lusitanista e tradutora, o poeta Jan Král ou o historiador da literatura, Jiří Pelán, entre outros.

A uma breve apresentação da vida pessoal de Listopad, seguiu-se um debate sobre aspetos específicos da sua obra, nomeadamente sobre a sua relação com a língua portuguesa, a sua atividade como encenador ou os projetos que não conseguiu completar, numa tertúlia moderada por Jan Šulc, redator e editor checo de renome internacional, vasto conhecedor da obra do escritor.

Ao longo de todo o evento, a atriz checa Veronika Lapková leu excertos de textos de František Listopad - nome pelo qual o autor era conhecido na sua terra-natal - em momentos temperados por apontamentos musicais da responsabilidade do guitarrista Raphaé Prado.