Kinshasa: Mónica de Miranda em TRANSFER - Exposição e residência artística

Calendar
Camões, I.P.
Date
19.01.2018 - 30.01.2018
Location
Kinshasa

Description

De 19 a 30 de janeiro de 2018, em Kinshasa, Mónica de Miranda desenvolve trabalho novo, no quadro de uma residência artística na Academia de Belas-Artes de Kinshasa, na RD Congo, no seguimento de um convite do Camões, I.P. em Kinshasa.

Mónica de Miranda é uma artista e investigadora portuguesa de descendência angolana. O seu trabalho tem sido apresentado em numerosas exposições na Europa, na América do Sul e em África, esteve presente, nomeadamente, na 10ª edição dos Encontros Fotográficos de Bamako, Mali, e na 12ª edição da Bienal de Dakar, Senegal.

O seu trabalho artístico, cujo suporte é a fotografia, apresenta-se sobre a forma de instalações multimédia onde a história e a ficção se cruzam para criar uma narrativa que, tendo a arquitetura modernista como pano de fundo, fala do passado colonial africano e da reapropriação contemporânea dos espaços.

A exposição TRANSFER mostrará o resultado preliminar da sua residência, mas também o seu trabalho HOTEL GLOBO, produzido em Angola.

TRANSFER apresenta então o olhar da artista sobre duas cidades africanas pós-coloniais onde se produzem modernidades alternativas e se constroem novas identidades locais.