Montevideu: Semana de Portugal’18 no Uruguai

Calendar
Camões, I.P.
Date
06.04.2018 - 17.04.2018
Location
Montevideu, Uruguai

Description

De 5 a 17 de abril de 2018, terá lugar no Uruguai a SEMANA DE PORTUGAL'18, um evento que se realizará simultaneamente em diferentes departamentos do país, e com um amplo espectro de atividades educativas, culturais e gastronómicas em Colónia do Sacramento, Montevideu, Rivera e São José.

O pianista João Vasco, o artista plástico e audiovisual Vasco Araújo, a cineasta Ana Ventura Miranda e a fadista Fernanda Paulo são alguns dos nomes que estarão no Uruguai durante a Semana de Portugal, organizada pela Embaixada de Portugal, que conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua,I.P., do Arte Institute de Nova Iorque e de várias instituições públicas e privadas.

O concerto multimédia "Alémfado" abrirá a Semana de Portugal a 6 de abril de 2018, no Salão Hugo Balzo do Auditório Adela Reta, às 20h00.

O Festival Gastronómico Português, de 5 a 7 de abril de 2018, será realizado em Montevideu, no Hotel Cottage de Carrasco.

Marcará presença também em Montevideu, Vasco Araújo, que inaugurará no Centro Cultural de Espanha a exposição audiovisual "Potestad", assim como a cineasta Ana Ventura Miranda, que apresentará o documentário "Portugueses do SoHo" nas diferentes cidades que compõem a Semana de Portugal.

Ao longo da semana, em paralelo com as atividades culturais dirigidas ao público em geral, serão realizadas atividades educativas nas escolas de Montevideu, Colónia do Sacramento e Rivera, destinadas aos alunos do ensino primário. O objetivo é aproximar a cultura portuguesa de uma faixa etária mais jovem e contribuir para o intercâmbio de experiências com artistas portugueses, através de oficinas de teatro da artista Fernanda Paulo e da exibição de uma série de filmes de animação organizada pelo Arte Institute de Nova Iorque.

A exibição do filme "Portugueses do SoHo" de Ana Miranda, seguida do recital "Fado ao Piano" na voz de Fernanda Paulo, encerrará a Semana de Portugal’18, no dia 17 de abril de 2018, às 19h00, na Sala Zitarrosa, com entrada gratuita.

Programa