Liubliana: Exibição de “Linha Vermelha” nas “Noites de Cinema Português”

Calendar
Camões, I.P.
Date
08.04.2018
Location
Liubliana

Description

O documentário «Linha Vermelha», de José Filipe Costa, será exibido na capital eslovena, no Ziferblat, no dia 8 de abril de 2018. O evento decorre no âmbito da iniciativa “Noites de Cinema Português”, promovido pela revista luso-eslovena “Sardinha” e pela Associação de Amigos Esloveno-Portuguesa, em colaboração com o Ziferblat Ljubljana. As Noites de Cinema irão decorrer todos os meses, a um domingo, às 19h30, dando a conhecer o cinema contemporâneo português na Eslovénia.

Este documentário, de 2011, incide sobre um momento particular da história contemporânea portuguesa – o PREC (Processo Revolucionário em Curso – designadamente a ocupação da herdade dos Duques de Lafões, no Ribatejo, que serviu de palco para Thomas Harlan (1929, Berlim – 2010 Schönau) e a sua equipa de realização registarem uma discussão sobre a propriedade da enxada da cooperativa, ou a reunião entre ocupantes e militares em Lisboa.

O documentário levanta questões sobre o filme realizado por Harlan – “Torre Bela” - e a influência que esta obra veio a ter posteriormente na própria memória dos acontecimentos, por parte de quem os viveu.

Mais informação: https://www.facebook.com/events/143950416440042/?active_tab=about