Bucareste: 22.º Festival de Cinema Europeu

Calendar
Camões, I.P.
Date
07.05.2018 - 13.05.2018
Location
Bucareste

Description

Numa iniciativa do Instituto Cultural Romeno, em colaboração com a Comissão Europeia e a EUNIC Roménia e tendo como parceiros os institutos culturais e as Embaixadas europeias com representação na Roménia, irá decorrer em Bucareste, entre 7 e 13 de maio de 2018, a 22.ª edição do Festival de Cinema Europeu.

O Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal em Bucareste associam-se a este evento cinematográfico, com o apoio da Plus East e do Cineclube do Porto, com a projeção do documentário "Ama-San" (2016), de Cláudia Varejão, que terá lugar no dia 8 de maio de 2018  no Cinema Elvire Popesco em Bucareste.

O argumento do  filme acompanha o quotidiano de três mulheres de idades distintas que há 30 anos mergulham juntas numa pequena vila piscatória da Península de Shima, no Japão. Rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, este olhar resulta num retrato único de uma tradição que se antecipa em extinção. A média de idades das mulheres que hoje ainda mergulham situa-se entre os 50 e os 85 anos.