Vilnius: Sunstone de Filipa César e Louis Henderson exibido na Galeria Nacional de Artes

Calendar
Camões, I.P.
Date
16.11.2018

Description

Depois das exibições ocorridas no âmbito da 11.ª edição do KIFF – Kaunas International Filme Festival, em espaços como o Kaunas Culture Centre (a 22 de setembro de 2018), a Kaunas Artists' House (a 26 de setembro de 2018) e o Kaunas Film Centre Romuva (a 30 de setembro de 2018) é a vez da Galeria Nacional de Artes lituana, em Vilnius, exibir, no dia 16 de novembro de 2018, “Sunstone”, uma realização de Filipa César e Louis Henderson.

Segundo as palavras dos seus autores trata-se de um «filme [que] segue o percurso das lentes de Fresnel, desde o local de produção até à exposição num museu de faróis e aparelhos de navegação. Explora igualmente os vários contextos sociais em que encontramos a ótica, contrapondo o sistema de trocas triangular que se seguiu à chegada dos primeiros europeus ao ‘Novo Mundo’ ao potencial político da arte ótica em Cuba após a revolução. O filme traça também uma trajetória tecnológica, dos métodos históricos de navegação ótica aos novos algoritmos de localização».

 

O KIFF é um festival parceiro da rede “Eye on Films“, membro da rede Europa Distribution para distribuidores de filmes na Europa, e a entidade que na Lituana representa a Rede Europeia de Cinema Jovem - Nisi Masa

 

Mais informações: http://www.kinofestivalis.lt/en/films/Sunstone