Luanda: Lançamento de "Lenda da Mãe África e do Filho que vendeu o Coração", de José Luís Mendonça | Prémio Jardim do Livro Infantil 2019

Description

No dia 17 de julho de 2019, às 18h30, vai decorrer no Camões – Centro Cultural Português em Luanda o lançamento da obra "Lenda da Mãe África e do Filho que vendeu o Coração", de José Luís Mendonça, vencedora do Prémio Jardim do Livro Infantil 2019.

Dividido em 25 minúsculos capítulos, "Lenda da Mãe África e do Filho que vendeu o Coração" é uma obra da literatura infantil composta pacientemente durante um período de dois anos, cuja leitura é destinada a todas as faixas etárias, dos 0 aos 120 anos de idade.

"No tempo que passou e ninguém mais se lembra, existiu no Mundo uma Floresta muito maior que a Floresta do Mayombe. Nessa Floresta vivia uma mulher tão bonita como o sonho sonhado por uma estrela. Mulher forte e corajosa, mulher negra, tão negra como a noite que existiu antes do Mundo. Os olhos dela eram brancos, tão brancos como a magia de uma madrugada quando está quase a chegar. A sombra dela tinha peixes que faziam cair as grandes chuvas. Quando ela acordava, dos seus olhos voava uma pomba que espalhava luz entre as árvores da Floresta. Essa mulher negra e bonita, que tinha os olhos brancos como a madrugada chamava-se Mãe África." Assim começa a estória, na qual os personagens - Mãe África, o Filho que Vendeu o Coração aos Espíritos de Kalunga Ngombe, o caçador luba Tyibinda Ilunga, a rainha Lueji, o Marinheiro Cor de Cera e o papagaio Muxitu - protagonizam uma alegoria da história do continente-berço da Humanidade até aos dias de hoje.